segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Atividade Elétrica do Coração - Potencial de Ação

     Na despolarização, a permeabilidade das membranas a certos íons (sódio, cloro, cálcio, potássio) se altera. O aumento da concentração intracelular de cálcio leva ao encurtamento das fibras musculares, resultando na contração do miocárdio. A repolarização ocorre à medida que a célula retorna ao seu estado inicial (tornando-se mais negativa), o que corresponde ao relaxamento miocárdio.

     Há algumas alterações elétricas que são produzidas em consequência das reações físico-químicas das fibras musculares, levando à despolarização (contração) e à repolarização (relaxamento) do músculo cardíaco. Tais alterações podem ser registradas por um aparelho chamado eletrocardiógrafo.

Débito Cardíaco

     O débito cardíaco representa o volume de sangue ejetado por cada um dos ventrículos no período de um minuto. O volume-minuto, ou débito cardíaco, é o volume-minuto, ou débito cardíaco, é o volume-minuto, ou débito cardíaco, é o volume sistólico multiplicado pelo número de batimentos por minuto (DC = VS X FC). Em condições de repouso, o débito cardíaco é normalmente de cinco litros e o volume médio de sangue ejetado pelo coração a cada batimento é de 60 a 70 mililitros.