segunda-feira, 30 de maio de 2011

INJEÇÃO SUBCUTÂNEA

  • Solução introduzida na tela subcutânea (tecido adiposo);
  • via utilizada para administração de medicamentos que necessitam ser absorvidos lentamente (ex.: heparina, insulina);
  • volume máximo de 1 ml;
  • tamanho da agulha: 13x4,5 (90°) ou 20x6 (30°)
Materiais
  • Bandeja;
  • algodão embebido em álcool a 70%;
  • solução a ser administrada;
  • prescrição médica.
Procedimento
  • Lavar as mãos;
  • reunir os materiais;
  • orientar o paciente;
  • selecionar o local para aplicação;
  • locais de aplicação: toda a tela subcutânea, preferencialmente parede abdominal, face anterior da coxa e do braço, dorso superior; menos indicado é o anterior do antebraço, porque existe grande chance de se pegar um vaso;

  • fazer assepsia com algodão embebido em álcool a 70%;
  • pinçar o local de aplicação com o polegar e o indicador;
  • introduzir a agulha;
  • soltar a pele;
  • aspirar para verificar se houve punção acidental de vaso;
  • injetar lentamente a solução e não massagear, pois este procedimento estimula a absorção da droga.

ESPERO PODER ESTÁ AJUDANDO COM ESSAS POSTAGENS. DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUA CRITICA, OBRIGADO.


                                                                                     Gê Oliveira

13 comentários:

  1. Anônimo11:19 AM

    otimo sou tecnico em enfermagem e estou fazendo um trabalho de montagem de dvd com aulas de instruçoes pratica, pois existe pelo brasil todo tecnicos se formando com muito teoria, e pouca pratica por que na vedae nunca viu ou nao teve a oportunidade de assistir nos estagios hospitalares!!
    meu email: eliseuribeiro@hotmail.com
    me fale uma opiniao sua sobre este assunto, pois irei passar no dvd instruçoes das rotinas hospítalares, pois eles precisam da verdade antes de serem impactadas por elas!!!

    ResponderExcluir
  2. Gê Oliveira8:44 AM

    Caro colega Eliseu, extraordinária sua ideia, muito bom mesmo, os alunos da área, precisa de um bom material prático, e esse dvd realmente vem pra ajudar a todos da área, muito, muito, muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7:33 PM

    Gostei da informação,principalmente,pq tenho que tomar duas vezes por dia heparina.Nossa não aguento mais levar picadas...Deus me ajude!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por ter gostado, espero continuar ti ajudando, e tenha certeza que Deus irá ti ajudar. Força colega.

    ResponderExcluir
  5. carol meira4:09 PM

    olá sou estudante do 8º semestre de enfermagem e gostei bastante do seu blog. sua iniciativa é muito boa.
    uso bastante para os estágios.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Gê Oliveira11:18 PM

    Querida Carol, obrigado por está interligada conosco. Que bom poder ti ajudar com um pouco do meu conhecimento, estarei aqui pronta a ti ajudar no que for necessario. beijos.

    ResponderExcluir
  7. MT bm mesmo esse seu blog,está mim ajudando a cuida de minha avó,q é usuaria de insulina e a minha grande dúvida era os outros locas de administração cm na barriga.Pois só realizava no braço.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Gê, Parabéns pelo blog! Quero te agradecer por compartilhar seus conhecimentos, tão úteis. Tenho 17 anos, sou um Estudante do curso Técnico em Enfermagem e tuas postagens tem me ajudado muito com meus estudos e trabalhos! Mais uma vez, obrigado. Muuuuito Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jaime, sucesso a vc também, saiba que essa profissão é maravilhosa e gloriosa.

      Excluir
  10. Anônimo2:38 PM

    o brigado,sou Estudante do curso Técnico em Enfermagem e tuas postagens tem me ajudado muito.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo12:28 PM

    Me ajudou muito, pois minha mamãe ta precisando tomar 60 aplicações sub cutâneas, obrigado

    ResponderExcluir
  12. Caso eu atinja algum vaso durante a aplicação, o que acontece? Qual medida devo tomar?

    ResponderExcluir